Clip Campanha (1)

Clip Campanha (2)

Reportagem no SBT

ADRA no Jornal Nacional

Encerramento Campanha 2009

terça-feira, 24 de agosto de 2010


A Igreja Central de Campinas encerrou o Mutirão de Natal 2009 com mais de 41 toneladas de alimentos arrecadadas. A campanha recolheu roupas, alimentos e brinquedos para doar a famílias necessitadas da comunidade, núcleos de assistência da Adra e dois bairros carentes da cidade. Neste ano, os voluntários da campanha também desenvolveram projetos sociais de assistência à moradia de famílias da região.

O projeto começou em 12 de setembro na Igreja Central de Campinas, e o encerramento aconteceu no sábado, 12 de dezembro. Ao longo dos três meses, os alimentos angariados eram encaminhados à população, e 165 famílias foram beneficiadas no período. Mais de 230 voluntários, divididos em equipes, arrecadaram alimentos em supermercados e firmaram parcerias com seis empresas da região de Campinas.

Evelyn Barranqueiro, da equipe vermelha, afirma os três meses de trabalho árduo em prol do Mutirão de Natal valeram a pena. “A cada fim de semana conseguíamos em média uma tonelada em doações”, ressalta. Um dos líderes da equipe azul, Peterson Monteiro, conta que, assim que apresentou o Mutirão de Natal na empresa em que trabalha, os diretores decidiram firmar parceria e ajudar o projeto. “Foi a primeira vez que participei como líder. Com certeza o resultado foi muito gratificante”, assegura o voluntário.

Na segunda fase do Mutirão, cada equipe visitou duas famílias carentes e identificou as principais necessidades. Então, desenvolveram uma estratégia prática de assistência: reforma da casa, reconstrução e compra de materiais para a obra. Os adventistas da Igreja Central de Campinas também auxiliaram o Núcleo de Crianças Cássia Lasca apadrinhando as crianças assistidas. Cada voluntário escolheu uma criança, comprou um presente de Natal e o entregou durante uma festa especial no Núcleo. O pastor-presidente da Igreja Adventista na região central de São Paulo, Oliveiros Ferreira, lembra da importante tarefa dos parceiros do Mutirão de Natal, que é compartilhar esperança. “Sabemos que é possível viver sem pão, mas não sem esperança”, reforça.

Na noite de encerramento da campanha estavam presentes personalidades da cidade e autoridades cívicas. O presidente da Câmara dos Vereadores de Campinas, Aurélio Claudio, defendeu o Mutirão de Natal como um projeto com resultados garantidos. “A partir de agora, todos os anos, envolveremos nossos amigos e instituições para que possamos aumentar o número de doações e ajudarmos ainda mais pessoas”, certifica.

A coordenadora do Grupo de Ação Social do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp-Campinas), Eliana Goulart, participa do Mutirão em Campinas há três anos, e destaca que o diferencial do projeto é o envolvimento das pessoas e união das equipes. “Quando conheci o Mutirão de Natal abracei a causa, e quero continuar contribuindo todos os anos. Sou muito bem recebida por todos aqui”, destaca Eliana.

Mas o trabalho dos voluntários não acabou no sábado. Eles se dirigiram na terça-feira, 15, aos bairros Cidade Singer e Jardim Campo Belo para entregar cem cestas de Natal à população. Para a campanha do próximo ano, o plano é começar o trabalho mais cedo. “A Igreja tem potencial para fazer muito mais. Se começarmos a campanha mais cedo em 2010, os projetos sociais terão melhores resultados”, explica Adilson Ahvener, diretor local do Mutirão.

A Igreja Central de Campinas participa do Mutirão de Natal desde 2005, e é referência no Estado de São Paulo em arrecadação para a campanha. Neste cinco anos, a soma chegou a quase 160 toneladas. (site da APAC)

0 comentários:

Postar um comentário